terça-feira, 8 de março de 2011

- A Revolução Americana: A Figura de George Washington


George Washington foi uma importante figura na conquista da independência das colónias inglesas da América do Norte. Foi nomeado comandante-chefe das forças americanas, conduziu-as durante a Guerra da Independência e, após a vitória americana foi eleito o primeiro presidente da jovem nação dos Estados Unidos da América.
Aqui se encontra uma pequena biografia desta personalidade.

George Washington nasceu a 22 de Fevereiro de 1732 na Virgínia, colónia inglesa da América do Norte. Cresceu no seio de uma família tradicional abastada, o que lhe possibilitou uma educação bastante completa.
            Aos dezoito anos apenas tornou-se zelador das propriedades pertencentes a Shenandoah Valley e, mais tarde, das de um condado inteiro (Culpeper). A sua carreira militar foi marcada pela participação na guerra travada contra os exércitos franceses que pretendiam o domínio territorial do vale do Ohio, entre 1754 e 1763, permitindo-lhe o conflito ascender no exército inglês pela primeira vez.
            Apesar de ser cidadão inglês e de ter combatido no exército desta nação, Washington foi um dos muitos colonos americanos que se mostraram descontentes face ao domínio e abusos ingleses sobre as colónias da América do Norte. Foi durante a onda de protestos e contestação que Washington iniciou a sua carreira política. Este início tomou lugar na oposição da Assembleia da Virgínia, que contestava a opressão inglesa, o agravamento das taxas impostas sobre mercadorias como o chá, o açúcar e o melaço e a aplicação do imposto de selo, o ‘’Stamp Act’’.
            Descontente com a situação das colónias, representou o seu estado, a Virgínia, no Primeiro Congresso de Filadélfia, em 1774. Durante este congresso discutiu-se a situação criada pela Inglaterra e tomaram-se medidas de combate à mesma. No segundo congresso, foi eleito para o comando do exército que seria formado para a posterior Guerra da Independência, travada entre 1775 e 1783.
            Reunido o exército, Washington venceu as batalhas de Trenton e Princeton, em 1776. A posterior entrada da Espanha e da França como apoiantes dos exércitos americanos, foi decisiva para a vitória dos colonos, consolidada na batalha de Yorktown, no ano de 1781.
            Com o reconhecimento da independência dos territórios americanos pelo Governo inglês (1783), George Washington presidiu a  Convenção Constitucional da Filadélfia, em 1787 e, dois anos depois, fez com que a nova Constituição Americana fosse aprovada pela totalidade dos estados. Foi nesse mesmo ano, no dia trinta de Abril, que se tornou o primeiro presidente da jovem nação, os Estados Unidos da América. Cumprido o mandato de quatro anos, foi novamente eleito, tendo recusado a terceira reeleição com o objectivo de promover a rotatividade dos cargos políticos. Sucedeu-lhe Thomas Jefferson.
            Washington foi ainda fundador de uma cidade (1793), baptizada com o seu próprio nome, empreendedor de uma política de desenvolvimento económico com base capitalista e apoiante da colonização das áreas pertencentes aos índios (como o Tenessee e o Kentucky).
            Em 1794, assinou um acordo de paz com a antiga metrópole, o ‘’Jay’s Treaty’’, despoletando o descontentamento do partido democrático do seu sucessor na presidência americana, que considerava o tratado uma ingratidão face à nação francesa que havia auxiliado o exército colonial americano na Guerra da Independência. A sua acção fez despoletar a ‘’Revolta do Whiskey’’, no Estado da Pensilvânia.
            George Washington casou com a viúva Martha Dandridge Custis e faleceu a 14 de Dezembro de 1799 na propriedade herdada de um meio-irmão, em Mount Vernon.


- Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário