domingo, 20 de março de 2011

- A Revolução Americana: O Nascimento dos Estados Unidos da América

O acordo entre os Estados Americanos, agora livres, chega em 1787, com a assinatura da Primeira Constituição Americana.

Nova Iorque, 30 de Dezembro de 1787

Caro amigo,

Finalmente os nossos representantes chegaram a acordo. Assinaram a Primeira Constituição Americana que institui a nossa jovem nação: os Estados Unidos da América!
A partir deste documento, os nossos territórios passam a ser governados sob a forma de uma República Federal, ou seja, um Estado central poderoso que controla a defesa e as relações internacionais e vários Estados federados cuja autonomia se reflecte na justiça, na administração, no sistema de ensino e na autoridade policial.
A organização do nosso Estado Central é a seguinte:

- O Poder Legislativo pertence ao Congresso (dividido em duas câmaras, a dos Representantes e o Senado), que vota as leis e o orçamento;
- O Poder Executivo pertence ao Presidente, que comanda os exércitos e escolhe o governo;
- O Poder Judicial pertence aos Tribunais Inferiores e ao Tribunal Supremo (composto por nove membros inamovíveis eleitos pelo Presidente), que regula os conflitos entre os Estados.

A Constituição que já referi é, claramente, influenciada pelas novas ideias Iluministas, sendo que institui a  Divisão de Poderes (como já o referi), a rotatividade dos cargos (de que são exemplo a Câmara dos Representantes que é composta por membros escolhidos a cada dois anos pelo povo dos Estados e o Presidente e o vice-presidente que têm um mandato de 4 anos), as liberdades e garantias dos cidadãos, a soberania nacional (com a possibilidade de exercer o voto) e, por fim, como já o informei anteriormente, estabelece um novo modelo político: um conjunto de Estados confederados com alguma autonomia que obedecem a um Estado central forte, a República Federal.

De facto, preparamo-nos, agora, para viver sob os ideais das Luzes que, durante tanto tempo, nos foram negados pela nossa metrópole.
A nossa jovem nação ergue-se agora e o futuro acena-nos, brilhante.

Sem nada mais a acrescentar, expresso a minha sincera alegria para com os acontecimentos que se desenrolaram...

Do seu amigo,
C.C.
Fig. 1 - Primeira Constituição Americana (1787)


- Fonte:
ROSAS, Maria Monterroso, COUTO, Célia Pinto do, O Tempo da História, 2ª parte, 1ª edição, Porto, Porto Editora
Apontamentos do Caderno



Sem comentários:

Enviar um comentário