sábado, 5 de março de 2011

- A Revolução Americana: A Guerra da Independência (cont.)

A Guerra da Independência entre as colónias americanas e a metrópole inglesa estendeu-se de 1775 com a Batalha de Lexington a 1783 com a assinatura do Tratado de Versalhes. Verificou-se a  vitória americana cujas forças foram apoiadas por aliados europeus, como a França e a Espanha.

Nova Iorque, 12 de Novembro de 1778


Caro amigo,


A vitória que tão seguramente esperava, parece cada vez mais distante. As nossas forças em nada se comparam à organização, armamento e disciplina do exército inglês.
Por essa razão, como já referi, foi nomeado comandente-chefe George Washington e empreende-se na Europa uma forte acção diplomática. Os resultados estão à vista: chegou o apoio francês e o da sua aliada Espanha.
A França, no princípio, não se quis comprometer connosco, mas, após a Batalha de Saragota no ano passado (no qual as nossas forças venceram um pequeno exército inglês), repensou uma aliança oficial e juntou-se à nossa causa, enviando homens, armas, barcos e dinheiro. Esta ajuda surgiu, provavelmente, pela vontade de desforra face à Inglaterra que venceu a França na Guerra dos Sete Anos.
Por sua vez, a Espanha juntou-se à sua aliada e contribuiu com dinheiro e com o envio de uma esquadra.


Prometo informá-lo dos próximos acontecimentos desta que poderá ser a guerra da nossa libertação.


Seu amigo,
C.C.

- Fonte:
ROSAS, Maria Monterroso, COUTO, Célia Pinto do, O Tempo da História, 2ª parte, 1ª edição, Porto, Porto Editora
Apontamentos do Caderno




Sem comentários:

Enviar um comentário